Prevenindo quedas

Dra Sandra Jabur Wegner

Pequenas quedas são uma das maiores causas de lesões. Normalmente não damos tanta atenção a este fato, mas um tropeço em casa ou na calçada pode resultar em uma séria lesão.

Conforme os anos passam, nossos reflexos vão diminuindo, afetando nosso equilíbrio e reduzindo nossa capacidade de reação à força da gravidade.

Este é mais um motivo para estarmos ativos fisicamente durante todas as fases da vida.

Existem atividades simples e específicas para ajudar a melhorar o equilíbrio e prevenir quedas.

Na água,  temos a instabilidade com segurança. É um meio instável que gera desequilíbrio espontâneo. Possui a vantagem  de não haver risco de lesões, afinal, se nos desequilibrarmos dentro d’água não cairemos no chão. Assim podemos ousar mais nos exercícios e testar mais intensamente nossos reflexos.

No solo, existe a importância dos exercícios serem praticados em um ambiente próximo do dia a dia. A água previne quedas e nos permite atividades mais ousadas, mas em compensação a ação da gravidade não é a mesma. No solo, podemos simular situações reais, como subir degraus, ou desviar de obstáculos.

Em resumo, a água facilita a nossa vida, nos permite mais movimento, mais liberdade, menos agressão física mas não vivemos dentro de um aquário a água nos desestabiliza o tempo todo temos que trabalhar o CORE que é a musculatura abdominal e lombar o tempo todo.

O solo vai complementar os ganhos na água, vai criar outras estratégias para que nos sintamos mais seguros na nossa vida diária.

A medida que envelhecemos, se torna cada vez mais necessário o trabalho de  força, resistência, equilíbrio e cardiorrespiratório.

O exercita –se em grupo é muito saudável, fazer amizades, falar com os colegas, fazer  novas amizades, mesmo quando a atividade é individualizada como a natação, ou uma série de exercícios idealizado pra você nos intervalos ou no termino podemos conversar.

O importante é sair do sofá, de frente da televisão, sair de casa para fazer uma atividade, encontrar pessoas e cuidar da sua saúde.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s