Joelho Valgo / Joelho Varo

Dra Sandra Jabur Wegner

O joelho é constituído por uma estrutura bastante complexa que permite grande amplitude de movimento. Envolvendo a articulação do joelho existe uma cápsula fibrosa que é formada por três ossos: fêmur côndilos femorais, patela e tíbia. A movimentação entre as extremidades ósseas é facilitada pela existência dos meniscos e discos fibro-cartilaginosos.

O surgimento de alterações na anatomia do joelho

As principais alterações são as que deixam as pernas em formato de X (joelho valgo) e arqueadas (joelho varo).

– Joelho valgo

Nessa alteração, os joelhos ficam mais próximos (forçados “para dentro”) e os pés afastados um do outro (posicionam-se “para fora”). O joelho valgo é duas vezes mais comum entre as mulheres, em virtude do quadril mais largo e da menor quantidade e qualidade de massa muscular. Quando muito acentuada a alteração, podem surgir diversos problemas à saúde, é o caso de tendinites, bursites e artrose, por exemplo.

Normalmente, toda criança já nasce com o joelho valgo, desvio que é corrigido, naturalmente, ao longo do crescimento. Mas o valgo não é corrigido e se torna bastante acentuado pode acabar prejudicando a articulação do joelho, trazendo sobrecarga à região.

– Joelho varo

Essa deformidade promove a projeção dos joelhos para fora da linha média do corpo e é mais rara que o joelho valgo. A aparência das pernas fica como a de alguém montado em um cavalo. Normalmente, a alteração é causada pelo raquitismo ou por malformações congênitas.

A fisioterapia aquática tem como objetivo promover o máximo de independência funcional ao paciente, minimizando as alterações anatômicas fortalecendo a musculatura envolvida para facilitar os movimentos da marcha no solo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s